Qual o vidro certo para uma fachada envidraçada?

Arte e Vidros      quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Confira algumas possibilidades de vidro para uma fachada e saiba sugerir as melhores opções para o objetivo de seu cliente


 

Os vidros da fachada são de grande importância, pois são eles que separam o meio interno do externo e que podem promover conforto interior com isolamentos térmico e acústico. A fachada envidraçada é também a vitrine do empreendimento, tendo também um grande apelo estético. De acordo com a NBR 7199 - Vidros na Construção Civil, é recomendada para a instalação de fachadas vidros laminados, duplos ou aramados, que oferecem mais segurança. 

 

O mercado de vidros hoje oferece diversas tecnologias que podem ser incorporadas para, além da segurança, agregar valor e funcionalidades de acordo com a necessidade de cada projeto. Além das tecnologias incorporadas aos vidros com duas ou mais chapas, podem ser utilizadas combinações de diferentes tipos de vidro, como peças coloridas, com impressão digital ou vidro impresso, para proporcionar um design diferenciado. 

 

Confira algumas possibilidades do vidro certo para uma fachada envidraçada e saiba sugerir as melhores opções para o objetivo de seu cliente: 

 

 

 

Vidros de controle solar

Os vidros de controle solar ou vidros refletivos são a resposta para as crescentes exigências do universo arquitetônico por cumprir metas de conforto, eficiência energética, sustentabilidade e estética. Um País tropical como o Brasil é submetido à intensidade dos raios solares na maior parte do ano, na maioria das cidades. Para amenizar as altas temperaturas, o ar condicionado entra em ação, um equipamento de alto consumo de energia. Neste contexto, os vidros de controle solar têm importante papel janelas, fachadas e coberturas para equilibrar as temperaturas sem deixar de usufruir da iluminação solar.

 

Os vidros de controle solar são vidros especiais com funcionalidades que agregam valor a um projeto e valorizam o trabalho de um vidraceiro que sabe oferecer algo além de um vidro comum focado apenas na estética. Esse tipo de vidro contribui para o conforto térmico dos ambientes e, apesar de apresentar um custo maior do que o vidro comum, o retorno do investimento é recuperado entre dois e três anos com a queda no consumo de energia elétrica devido à redução no uso do ar condicionado e à priorização da iluminação natural.

 

Com o avanço da tecnologia, hoje temos vidros de controle solar capazes de barrar até 80% do calor, com uma entrada de luz acima de 40%, o que para o mercado brasileiro é considerado uma boa quantidade de luz, pois o país tem o dobro de incidência do hemisfério norte. Desta maneira, os vidros podem contribuir substancialmente para a redução de calor no ambiente.  Vidros de controle solar podem ser coloridos, refletivos, de baixa reflexão (podendo estes ser seletivos e de alta seletividade) e de baixa emissão, como o low-e. 

 

Privacidade controlada 

Outro tipo de vidro que pode ser bastante funcional em uma fachada e ajudar na economia de recursos é o privacy glass com uma camada de micropersiana, especialmente como substituto de cortinas nas fachadas, já que a limpeza é mais prática. O privacy glass é feito em um processo de laminação de dois vidros com um filme de cristal líquido com polímeros dispersos. Dessa forma, quando ligado às moléculas se organizam em uma direção específica, tornando-o incolor. Quando o dispositivo é desligado, volta a sua condição original, de branco translúcido. Este vidro elimina a necessidade de cortinas, responsáveis pelo acúmulo de sujeira, é fácil de limpar e tem alta durabilidade. 

 

 

 

Isolamento acústico 

Para garantir o conforto dos usuários, os vidros duplos proporcionam isolamento acústico. É comumente aplicado em fachadas de alguns tipos de empreendimento em que é relevante o nível de ruído, pois manter o ambiente tranquilo. O sistema de envidraçamento duplo combina duas lâminas de vidro, ligadas por um perfil de alumínio com uma camada interna de ar desidratado. Para obter o vidro duplo podem ser combinados diversos tipos de vidro. Podem ser associados vidro comum e temperado, comum e laminado ou dois laminados, ou ainda incluir vidros com valor agregado, como de controle solar, ou coloridos.  

 

 

Vidro autolimpante

Indicado para locais de difícil acesso e expostos à incidência de raios UV, como fachadas e coberturas, o vidro autolimpante dispensa a necessidade de manutenção constante da limpeza e o uso de detergentes, garantindo uma visão nítida mesmo em dias de chuva, já que sua superfície não acumula sujeiras. Visualmente idêntico aos vidros normais, possui uma camada autolimpante integrada ao próprio vidro, o que confere alto nível de durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo.  

 

O vidro autolimpante aproveita a força dos raios UV e da água da chuva para combater a sujeira e os resíduos que se acumulam no exterior do vidro. O vidro autolimpante também pode ser combinado com o vidro laminado, temperado ou insulado, conferindo outras funções ao produto como segurança patrimonial e dos usuários, além da possibilidade de agregar função de conforto térmico e acústico. Também podem ser agregados com vidros de proteção solar, serigrafados e vidros curvos.

 

Comentários