6 TIPOS DE VIDROS RECOMENDADOS PARA INSTALAÇÃO DE FACHADAS

Arte e Vidros      quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

 

De acordo com a norma NBR 7199 - Vidros na Construção Civil, os vidros recomendados para instalação de fachadas são os vidros de segurança, laminados ou aramados. Desta combinação de duas ou mais chapas de vidros pode surgir dezenas de possibilidade, criando vidros com funcionalidades diversas para além da proteção. Selecionamos a seguir alguns tipos de vidros recomendados para instalação de fachadas

 

1- Vidro duplo ou insulado 

A combinação de duas ou mais chapas de vidro intercaladas com um interlayer acústico, cria um vidro com capacidade de isolar o som, proporcionando conforto acústico no ambiente interno, visto que a poluição sonora é intensa nas grandes cidades, ou seja, projetos instalados em locais barulhentos, o vidro duplo pode ser um dos tipos de vidros recomendados para instalação de fachadas.

 

 

 

2- Vidro duplo ou insulado 

Outro problema das cidades, especialmente em um país tropical como o Brasil, é o calor intenso. Para poder aproveitar a iluminação natural com equilíbrio, sem sofrer as consequências da radiação solar, uma alternativa de vidro recomendado para fachadas é o vidro de controle solar, que contribuem para o conforto térmico dos ambientes.

 

Apesar de apresentar um custo maior do que o vidro comum, o retorno do investimento é recuperado entre dois e três anos com a queda no consumo de energia elétrica devido à redução no uso do ar condicionado e à priorização da iluminação natural.

 

Com o avanço da tecnologia, hoje temos vidros de controle solar capazes de barrar até 80% do calor, com uma entrada de luz acima de 40%, o que para o mercado brasileiro é considerado uma boa quantidade de luz, pois o país tem o dobro de incidência do hemisfério norte.

 

 

3- Vidro polarizado

Outro tipo de vidro que pode ser bastante funcional em uma fachada e ajudar na economia de recursos é o vidro polarizado, que pode ter sua transparência controlada, alternando em total opacidade com apenas um toque, eliminando a necessidade do uso de cortinas. 

 

Este tipo de vidro é feito em um processo de laminação de dois vidros com um filme de cristal líquido com polímeros dispersos. Dessa forma, quando ligado às moléculas se organizam em uma direção específica, tornando-o incolor. 

 

Com o avanço da tecnologia, hoje temos vidros de controle solar capazes de barrar até 80% do calor, com uma entrada de luz acima de 40%, o que para o mercado brasileiro é considerado uma boa quantidade de luz, pois o país tem o dobro de incidência do hemisfério norte.

 

 

4- Vidro autolimpante  

O vidro autolimpante é um dos tipos de vidros recomendados para instalação de fachadas, principalmente e pé-direito alto, com difícil acesso, pois dispensa a necessidade de manutenção constante da limpeza e o uso de detergentes, garantindo uma visão nítida mesmo em dias de chuva, já que sua superfície não acumula sujeiras. 

 

 

5- Vidros coloridos

Os vidros coloridos têm um alto poder decorativo, trazendo mais vida e diferenciação aos projetos. Os vidros coloridos podem ser pintados a frio, onde apenas uma das faces é pintada, ou serigrafado, que é mais recomendado para fachadas, já que a tinta é incorporada ao vidro em um processo semelhante ao de têmpera do vidro, colorindo ambas as faces e aumentando a durabilidade do efeito. 

 

 

 

6- Desenhos com impressão digital em vidro

A impressão digital em vidro cria efeitos impressionantes, técnica através da qual podem ser transferidas ao vidro imagens, estampas, fotos e obras de arte com total precisão e durabilidade. Com este tipo de vidro é possível criar fachadas muito diferenciadas que se tornam cartões postais na região do empreendimento. 

 

Estes são alguns tipos de vidros recomendados para instalação de fachadas, cada um deles se adequando às necessidades do cliente. Conhecer cada um deles é importante para agregar valor às suas obras e oferecer opções diferenciadas para se destacar no concorrido segmento vidreiro.

 

 

Comentários