Saiba quais as habilidades esperadas de um vidraceiro

Arte e Vidros      quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

O profissional, além das funções diversas em que pode atuar, como vidraceiro vendedor, especificador e instalador, pode ser classificado por suas especialidades


 

Um vidraceiro assume diversas funções, que vão desde a venda a instalação de fato, passando pela especificação e transporte dos vidros. Além disso, dentro do quesito instalação, há diferentes especialidades que um vidraceiro pode ter em obras como guarda-corpo, envidraçamento de sacada, fachadas de vidro, entre outras.

 

Para organizar essas habilidades esperadas de um vidraceiro e deixar claras as classificações e especializações, o comitê CB37  da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) decidiu desenvolver a norma de Profissionalização do Vidraceiro, que define as competências que um vidraceiro deve ter para nortear os profissionais do setor vidreiro.

 

A profissão foi dividida em quatro categorias. A primeira é o vidraceiro vendedor, aquele que tem o primeiro contato com o cliente e que irá colher as informações para que elaboração do orçamento. Em seguida o vidraceiro especificador, que especifica corretamente os produtos de acordo com as normas vigentes do nosso setor e as NR’s vigentes.

 

Outra categoria é o vidraceiro transportador, profissional responsável pelo manuseio, transporte e logística dos produtos relacionados ao projeto em questão. E por último, e muito importante, está o vidraceiro instalador, que faz instalação dos vidros, componentes, perfis e outros itens referentes a cada tipo de aplicação do vidro.

 

A comissão também tem definido quais são os tipos de instalação mínimo que um vidraceiro deve saber fazer. Entre elas essas habilidades esperadas de um vidraceiro são montar quadros e molduras, fazer divisão de ambientes, guichês, espelhos de pequenas dimensões, vidros decorativos em geral, porta de correr, etc. Esta seria a primeira categoria, com habilidades mínimas.

 

No primeiro nível de habilidade esperadas de um vidraceiro, o profissional deve saber instalar o vidro e seus componentes, estudar o vão e planejar a instalação, e curvo ou fora de esquadro, verificar o substrato, se há interferências dos elementos do ambiente, verificar iluminação, saber dimensionar e registrar isso em um croqui e identificar que tipo de ferragem será aplicada, assim como fazer manutenções, podendo analisar, inclusive, instalações de terceiros.

 

Já instalações mais complexas seguem em outra categoria, como fazer instalações acima de uma certa altura, com vidros de dimensão jumbo por exemplo, porque teria que entender o peso daquele vidro e o risco da instalação. A equipe está analisando como definir e dividir essas funções, se por tipo de instalações ou tipo de vidro, temperado, laminado, etc, ou tipos de interferências, vidros maiores, do chão ao teto, curvo.

Comentários